Sábado, 14 de Febrero de 2026

Assaí faz parceria para venda de produtos no mercado livre

BrasilO Globo, Brasil 13 de febrero de 2026

A rede de atacarejo Assaí anunciou ontem uma parceria com o Mercado Livre para a venda de ...

A rede de atacarejo Assaí anunciou ontem uma parceria com o Mercado Livre para a venda de produtos na megaplataforma. O acordo prevê uma operação entre as duas companhias no modelo logístico de fulfillment, ou seja, o Assaí vai abastecer os centros de distribuição do Mercado Livre, que assume a armazenagem, separação, preparação dos pedidos e entrega aos consumidores que comprarem os produtos no marketplace.
O anúncio da parceria foi feito durante a divulgação dos resultados do Assaí em 2025. A receita cresceu 0,9% no quarto trimestre, para R$ 22,8 bilhões, mas o lucro líquido ajustado foi de R$ 347 milhões, valor 26,8% inferior ao registrado no mesmo período de 2024. Para analistas, a pressão tem a ver com o cenário macroeconômico, de deflação em diferentes alimentos e endividamento das famílias.
projetos adiados
Numa tentativa de reduzir despesas operacionais, o presidente da rede, Belmiro Gomes, afirmou ontem que demitiu funcionários e considera se desfazer de lojas com desempenho ruim:
" Fizemos uma redução de quadro agora em janeiro, um movimento de readequação e junção de áreas. Mesmo no piso de loja, avanços como self check out (caixas de autoatendimento), uma readequação. Viramos o ano com mais 92 mil funcionários e temos um número bem menor agora.
Gomes revelou que o Assaí reduziu a previsão de abertura de lojas de dez para cinco, diante do que classificou como "incerteza da taxa de juros":
" O que fizemos foi postergar alguns projetos. Os que vamos inaugurar são todos no estado de São Paulo, onde a marca é mais forte.
Na parceria com o Mercado Livre, a previsão é que as vendas comecem no segundo trimestre no Sudeste e em todo o país até o fim de 2026.
O mix de produtos do Assaí disponível no Mercado Livre deve começar por itens não perecíveis muito buscados pelos consumidores e de maior preço em categorias como mercearia seca (arroz, feijão, café, açúcar, etc), limpeza, bebidas e itens selecionados não alimentares.
Além disso, a parceria prevê que as 312 lojas da varejista utilizem o marketplace do Mercado Livre para compra de suprimentos e insumos operacionais.
" Nunca entramos no e-commerce pelo custo da logística. Começamos agora com Mercado Livre por entender que, hoje, é o que melhor opera a logística. Teremos oportunidade de acessar regiões onde não estamos, e será uma complementariedade do que já existe dentro da operação física " afirma Julio Gentilim, diretor executivo de Planejamento Estratégico e Digital do Assaí.
Líder de Bens de Consumo Embalados (CPG, na sigla em inglês) do Mercado Livre, Magali Aquino destaca que já há parcerias com outros grandes supermercadistas, mas o acordo com o Assaí é o primeiro firmado com um atacarejo de grande presença nacional.
Para o consultor Roberto Wajnsztok, da Gouvêa Consulting, a parceria leva o Assaí para o comércio on-line de forma mais barata do que criando um e-commerce próprio. Já o Mercado Livre alcança "a última milha" do consumo das famílias onde ainda não tinha tanta força, e amplia a disputa com os aplicativos de entrega, como Rappi e iFood.
Farmácia própria
O Assaí também anunciou a abertura de farmácias dentro de 25 lojas, num projeto-piloto neste primeiro semestre, e espaços dedicados ao segmento fitness em 93 lojas, com produtos como creatina e whey protein.
" O objetivo é ter as 25 farmácias até julho, mas se puder teremos 100 até o fim do ano " disse o CEO .
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela