Viernes, 13 de Febrero de 2026

Ans abre consulta a índices de qualidade de hospitais

BrasilO Globo, Brasil 13 de febrero de 2026

Consumidores que têm planos de saúde já podem consultar índices de qualidade de atendimento de ...

Consumidores que têm planos de saúde já podem consultar índices de qualidade de atendimento de hospitais privados do país. Na prática, antes de buscar uma consulta de urgência ou marcar uma cirurgia ou procedimento, os usuários passam a poder checar os dados de eficiência do hospital, como o tempo médio de espera na emergência, taxa de mortalidade ou até eventos atípicos, como administração incorreta de medicamentos ou cirurgia na parte errada do corpo.
Essa é a primeira vez que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) reúne e divulga informações de monitoramento das unidades particulares de saúde.
Os primeiros dados disponíveis do chamado Programa de Monitoramento da Qualidade Hospitalar têm como ano-base 2024. Segundo a agência, as informações relativas a 2025 estão sendo processadas e têm divulgação prevista para este ano.
A iniciativa é voluntária. Dos cerca de 3 mil hospitais particulares no país, apenas 450 são elegíveis a participar do programa, já que a iniciativa é aberta apenas para unidades que tenham selos nacionais ou internacionais recebidos a partir de avaliações periódicas feitas por instituições independentes.
" A ideia é que a gente consiga atualizações na norma para atrair outros prestadores que tenham um grau metodológico mas que não necessariamente tenham as acreditações " afirma Andrey Corrêa, gerente de Estímulo à Inovação e Avaliação da ANS.
124 hospitais avaliados
Desse total, 124 hospitais fazem parte dessa primeira divulgação. A lista inclui unidades como a Casa de Saúde São José e o São Lucas, no Rio; o Hospital Israelita Albert Einstein e o Hospital do Coração (HCor), em São Paulo; e o Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre.
Maior grupo de saúde privada do país, a Rede D'Or chegou a se cadastrar, mas não completou os dados de 2024. A expectativa, segundo a ANS, é que as informações da rede estejam disponíveis na próxima edição do programa.
" O objetivo é que o programa seja uma política pública indutiva, para que o usuário conheça o hospital onde costuma ser atendido. Tendo acesso às informações, ele vai buscar hospitais com melhores resultados, e isso fomenta a competição: se a unidade quiser uma fatia de mercado maior, tem que também melhorar seus resultados também " explica o gerente da ANS.
O monitoramento dos hospitais considera 14 indicadores baseados na literatura médica que observam três dimensões do cuidado em saúde: a efetividade do atendimento, a eficiência no cuidado e a segurança do paciente durante o atendimento.
Os indicadores consideram a proporção de partos normais, reinternações em até 30 dias pós-alta, parada cardiorrespiratória em unidade de internação, taxa de mortalidade, tempo médio de internação e de permanência na emergência.
A pesquisa também considera a taxa de início de antibiótico intravenoso profilático e taxas de infecção em área cirúrgica e na UTI, além de profilaxia de trombose e quedas. O monitoramento também contabiliza os chamados eventos sentinelas, que são fatos inesperados que levam à morte ou perda grave ou permanente da função, não relacionada à doença do paciente. Alguns exemplos são morte inesperada do paciente, cirurgia feita na parte errada do corpo, transfusão sanguínea ou medicação errada, ou objetos esquecidos dentro do corpo após cirurgia.
Corrêa afirma que a intenção da ANS é que o programa seja expandido para outras unidades de saúde, como laboratórios e centros de diagnóstico.
Para ver os indicadores, basta acessar o site da agência (gov.br/ans/), clicar em dados e indicadores do setor, depois em painéis dinâmicos e, por fim, escolha a opção "Programa de Monitoramento da Qualidade Hospitalar".
(Letícia Lopes)
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela