Jueves, 11 de Junio de 2026

Raphinha pode ser a chave para quebra-cabeça do brasil

BrasilO Globo, Brasil 11 de junio de 2026

Em meio à indefinição sobre o time titular do Brasil na estreia da Copa do Mundo, no sábado, o ...

Em meio à indefinição sobre o time titular do Brasil na estreia da Copa do Mundo, no sábado, o posicionamento de Raphinha em campo pode ser a solução do técnico Carlo Ancelotti para suprir a ausência de Wesley, cortado por lesão. Nos últimos jogos, o atacante alternou entre as pontas esquerda e direita, e também já atuou por dentro, quase como um camisa 10, função que já fez no Barcelona. A depender da fase de jogo, defensiva ou ofensiva, a organização tática exigirá versatilidade e intensidade dos homens de frente. E Raphinha deu a deixa sobre o esquema que pode iniciar a partida contra Marrocos.
" Se tiver que jogar do lado esquerdo, vou me adaptar. Do lado direito, tenho mais facilidade porque jogo há muito tempo " avisou.
De qualquer lado
Contra o Egito, Raphinha fez quase todas as funções, já em um ensaio para a Copa do Mundo. No fim do primeiro tempo, sem Wesley, atuou pelo lado direito. Antes disso, esteve mais por dentro. E terminou o jogo na ponta direita, onde o Brasil não atacou após perder o lateral.
"Acho que é mais o entendimento do que o jogo está precisando. Me adaptei ao lado esquerdo; no Barcelona, jogo ali, mas não fico aberto, minha função é mais por dentro "explicou o atacante.
Diante disso, Ancelotti moverá as demais peças. Com Raphinha na direita, Vini Jr pode ocupar a tradicional ponta esquerda, e o esquema com três meias teria Paquetá pela direita e um atacante de referência. Matheus Cunha é o favorito, pois fecha o lado esquerdo nas subidas de Vini Jr. Mas Igor Thiago tem treinado bem e feito a recomposição.
Caso Raphinha jogue pela esquerda e Vini Jr fique como falso 9, alternando com um dos centroavantes, a entrada de mais um atacante de lado, como Luiz Henrique ou Rayan, ameaçaria a manutenção do meio-campo com Casemiro, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá, que funcionou contra o Egito.
As peças do meio e do ataque também influenciam a linha defensiva mais conservadora. Sem Wesley, Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Alex Sandro seriam os titulares, mas Ibañez foi testado na direita e teria a questão física a seu favor. O mesmo vale para Douglas Santos no lado oposto. Até Léo Pereira corre por fora em função do desgaste físico de Gabriel Magalhães. Segundo Raphinha, não tomar gol é o principal ponto de atenção:
" Ofensivamente, temos uma força muito grande, mas só o lado ofensivo não vai ganhar a Copa. Temos consciência disso. Se estivermos defendendo bem, a chance de fazermos gol no jogo é muito grande.
(Diogo Dantas)
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela