Meta instalará 50 mil km de cabos submarinos
A gigante americana Meta, dona de Facebook, Instagram e Whatsapp, anunciou que instalará ...
A gigante americana Meta, dona de Facebook, Instagram e Whatsapp, anunciou que instalará uma rede de cabos submarinos que conectará cinco continentes ao longo de mais de 50 mil quilômetros.
O projeto visa "fornecer uma conectividade de alto nível" a Estados Unidos, Brasil, África do Sul, Índia e outras regiões, informou a big tech, destacando que fará um "investimento plurianual de vários bilhões de dólares".
Os cabos submarinos são infraestruturas críticas e representam quase a totalidade das comunicações digitais globais. As 450 redes atualmente instaladas no mundo se estendem por 1,2 milhão de quilômetros. Atualmente, quatro empresas dominam o mercado: a americana SubCom, a francesa Alcatel Submarine Networks (ASN), a japonesa Nippon Electric Company (NEC) e a chinesa HMN Technologies.
Gigantes digitais como a Meta decidiram agora desenvolver suas próprias infraestruturas diante do rápido avanço da inteligência artificial (IA), que fará o tráfego digital global crescer exponencialmente nos próximos anos.
A IA da empresa de musk
Ontem, a empresa de inteligência artificial xAI, de Elon Musk, apresentou o Grok 3, a versão mais recente de seu chatbot e com a qual o bilionário espera competir diretamente com a OpenAI e a chinesa DeepSeek. Musk garante que o Grok 3 é "extremamente inteligente" e tem dez vezes mais recursos computacionais do que sua versão anterior, de 2024.