Martes, 01 de Julio de 2025

Delegado da pf assumirá comando do coaf a partir de julho

BrasilO Globo, Brasil 20 de junio de 2025

O Banco Central (BC) confirmou ontem que o delegado da Polícia Federal Ricardo Andrade ...

O Banco Central (BC) confirmou ontem que o delegado da Polícia Federal Ricardo Andrade Saadi assumirá a presidência do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) a partir de 1º de julho. Ele vai substituir Ricardo Liáo, que pediu demissão e comandava o órgão desde agosto de 2019.
A indicação de Saadi foi antecipada pelo GLOBO. Ex-diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado e à Corrupção da PF, ele contou com o apoio do diretor-geral da corporação, Andrei Rodrigues, e do presidente do BC, Gabriel Galípolo.
"Sua larga experiência contribuirá para a missão do Coaf de produzir inteligência financeira e supervisionar setores econômicos para proteção da sociedade contra a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo e da proliferação de armas de destruição em massa", informou o BC em nota.
Saadi já foi conselheiro do Coaf, chefiou a Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros em São Paulo e o Serviço de Repressão aos Crimes Financeiros e atuou junto à Europol, em Haia, até o fim de 2022.
A avaliação é que a experiência de Saadi vai ser fundamental diante do crescimento do uso de instituições financeiras para lavagem de dinheiro pelo crime organizado. Ainda que o BC seja responsável pela supervisão das instituições financeiras, qualquer indício de crime deve ser encaminhado ao Coaf, à PF e ao Ministério Público.
No comunicado, Galípolo agradece a Liáo, servidor de carreira aposentado, pelos "serviços prestados, reconhecendo e valorizando todo o empenho, dedicação e profissionalismo com que conduziu suas funções ao longo do período em que se dedicou ao Coaf".
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela