Jueves, 17 de Julio de 2025

Palmeiras x chelsea: duelo expõe visões opostas sobre o torneio

BrasilO Globo, Brasil 3 de julio de 2025

Quartas de final da Copa do Mundo de Clubes nos Estados Unidos. Quem levar a melhor, fica a dois ...

Quartas de final da Copa do Mundo de Clubes nos Estados Unidos. Quem levar a melhor, fica a dois jogos do que, para alguns, é um sonho e para outros uma mera formalidade no calendário. Ao reeditarem a disputa pelo título do Mundial de 2021, Palmeiras e Chelsea protagonizam não só um possível acerto de contas do alviverde, derrotado naquela ocasião, mas também um olhar antagônico em relação aos torneios organizados pela Fifa.
Do lado paulista, time e torcida tratam a busca pela conquista inédita como uma obsessão histórica, quase um fetiche. E as provocações dos rivais dão um tom ainda maior na odisseia. O clube não teve sucesso nas três tentativas de se sagrar campeão (1999, 2020 e 2021) e luta para que a entidade máxima do futebol reconheça a Copa Rio de 1951 como um título mundial.
Para este ano, a obsessão fez a diretoria investir pesado. Maior investimento em contratações, temporada desenhada e toda uma logística preparada especialmente para a Copa. Em entrevista ao jornal Marca, da Espanha, a presidente Leila Pereira disse que "sente um orgulho imenso em presidir um dos oito maiores clubes do planeta", e que a presença nessa fase "demonstra a excelência do trabalho".
Pouco antes da estreia, o treinador Abel Ferreira também deixou claro a dimensão para o Palmeiras:
" Nossa vontade e ambição de estar aqui era tanta que se tivéssemos que vir a pé ou a nado nós viríamos " enfatizou o português.
Já do lado londrino, vai se construindo uma imagem antipática em relação ao torneio. As muitas críticas vociferadas pelo comandante do Chelsea, Enzo Maresca, deram ao clube a pecha de "reclamão". Seja sobre as altas temperaturas, ou até pelas constantes paradas por risco de tempestade com raios, a insatisfação dos ingleses é uma constante no torneio.
Soma-se a isso a tradição inglesa de não dar tanta importância para os mundiais. A postura frente ao Corinthians, na derrota em 2012, e mesmo na conquista nos acréscimos contra o próprio Palmeiras, foram marcadas por um comportamento blasé. A ver como essas forças se enfrentarão.
(*Estagiário sob supervisão de Thales Machado).
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela