Sábado, 13 de Septiembre de 2025

Textor declara paz na eagle e faz autocrítica

BrasilO Globo, Brasil 13 de septiembre de 2025

A eliminação do Botafogo nas quartas de final da Copa do Brasil, anteontem, teve como ...

A eliminação do Botafogo nas quartas de final da Copa do Brasil, anteontem, teve como consequência uma rara entrevista coletiva de John Textor, ainda na área de zona mista do Nilton Santos. Com discurso pacificador, o dono da SAF não escondeu o desapontamento pela perda da única chance prática de título do alvinegro na temporada. Por outro lado, além de assumir os erros da sua gestão ao longo do ano, o empresário americano reforçou a confiança no elenco e no técnico Davide Ancelotti e, em mensagem direta à torcida, deu a entender que ainda acredita numa improvável arrancada para a conquista do Brasileirão. A equipe está 12 pontos atrás do líder Flamengo, com um jogo a menos.
" Primeiro: vou contar essa história olhando o espelho. Não vou sofrer tanto assim. Esse é um trabalho difícil se você passar o tempo repensando o que fez. Tenho uma lista de 20 coisas que fiz errado, que nós fizemos errado. Fracassamos nos nossos principais objetivos de títulos de copas. Mas ainda temos muita coisa para jogar este ano.
"Coisas malucas"
Textor disse que não jogou a toalha no Brasileiro.
" As pessoas querem falar sobre planejamento. Não é fácil. Investimos muitos recursos nesse time, trouxemos atletas de qualidade. Mas, sim, falhamos nas nossas maiores ambições. Mas o Brasileiro ainda não acabou. Já vimos coisas malucas acontecerem desde que cheguei aqui " disse ele.
Enquanto Davide tenta manter o foco dos seus atletas após duras quedas na Copa do Brasil e na Libertadores, principais objetivos do ano, Textor quer encerrar de vez o imbróglio com os investidores da Eagle Holding. Um dia após advogados da SAF alegarem na Justiça que o empresário americano e os atuais responsáveis pelo comando da empresa, que também detém as ações do Lyon-FRA, estão próximos de chegar um acordo, foi o próprio Textor que afirmou que "a briga judicial terminou".
Sem entrar em detalhes, Textor afirmou que está alinhado com os diretores da empresa " que assumiram após tirá-lo do comando pela má administração financeira do clube francês " e que o foco agora está em um bom término de temporada para o Botafogo. Por outro lado, na petição anexada no processo entre o empresário, a SAF e a Eagle, apenas o lado alvinegro assinou. Ou seja, a sinalização de trégua, até o momento, é unilateral.
" Estamos alinhados, vamos avançar. A Eagle tem 90% das ações desse clube, não o clube social. E eu sou o sócio majoritário da Eagle. Isso era verdade há um ano, era verdade há uma semana e será na próxima semana. Nossa organização está bem, e nosso padrão é bem mais alto do que no passado. Não me importo se as pessoas ficarem um pouco irritadas porque nos viram brigando, porque tivemos o mesmo tipo de problema que as organizações, as famílias, todo mundo tem… Toda essa besteira acabou " afirmou.
Textor também faz questão de manter por perto o empresário grego Evangelos Marinakis, dono da rede multiclubes que detém o Nottingham Forest-ING como bala de prata. Após diversas negociações com os clubes do grego nas últimas janelas, Textor tem ido a público elogiar o "amigo". Sem detalhar como andam as negociações para que Marinakis o ajude a angariar recursos para uma possível recompra da SAF do Botafogo, o americano afirmou que a dupla seguirá em colaboração.
" Ele é um grande homem. É provavelmente é o dono de clube de futebol europeu mais ativo aqui. Ele acreditava no Brasil antes mesmo de eu chegar aqui. Você pode olhar os elencos dele, do Rio Ave ao Olympiacos, para ver quantos brasileiros ele tem, além do no Nottingham Forest, agora " disse ele, que reforçou a parceria entre os dois. " Também tenho uma boa colaboração com outros proprietários. Há coisas em que colaboraremos no futuro.
Respostas instantâneas
De forma indireta, ele criticou o imediatismo da torcida e da imprensa.
" Acho que o difícil é que, quando notícias sobre possibilidades chegam à imprensa, as pessoas querem e esperam respostas instantâneas. Os torcedores esperam uma resolução muito rápida, mas esse tipo de discussão estratégica de longo alcance leva muitos meses " falou.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela