Eua e china abrem nova rodada de negociação em madri
Representantes dos Estados Unidos e da China iniciaram ontem uma nova rodada de ...
Representantes dos Estados Unidos e da China iniciaram ontem uma nova rodada de negociações em Madri (Espanha) sobre suas relações comerciais, o tarifaço de Donald Trump e o futuro do aplicativo de vídeos TikTok, em meio a exigências de Washington para que seus aliados imponham tarifas a Pequim por comprar petróleo russo.
A delegação americana, liderada pelo secretário do Tesouro, Scott Bessent, e pelo representante de Comércio, Jamieson Greer, e o grupo chinês, chefiado pelo vice-premiê, He Lifeng, e o principal negociador comercial da China, Li Chenggang, se reuniram ontem por seis horas no Palácio de Santa Cruz, que abriga o Ministério das Relações Exteriores da Espanha.
" Começaremos de novo pela manhã (de hoje) " disse Bessent na noite de ontem, quando deixava a reunião.
Além das questões de comércio, economia e segurança nacional, a situação do TikTok, da empresa chinesa ByteDance, estará em destaque. Trump deu um prazo para fechar um acordo que garanta a continuidade das operações do aplicativo nos EUA, com outro controlador " há anos, o governo americano vem acusando Pequim de usar o TikTok para espionagem.
xi com trump
As reuniões de Madri também deverão preparar o terreno para uma possível reunião entre Trump e o presidente chinês, Xi Jinping. No próximo mês, os dois deverão participar da cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), na Coreia do Sul.
" Com seis semanas restantes antes de um possível encontro Trump-Xi durante a cúpula da Apec na Coreia, EUA e China precisam intensificar seu trabalho se quiserem apresentar resultados " disse Wendy Cutler, vice-presidente sênior do Asia Society Policy Institute, antes das conversas em Madri.
Segundo o Ministério do Comércio da China, sua delegação estará na Espanha de 14 a 17 de setembro. A viagem de Bessent faz parte de um roteiro de 12 a 18 de setembro, que inclui Espanha e Reino Unido, onde ele deverá se encontrar com seus homólogos. Trump também deverá visitar o Reino Unido nesta semana.