Lunes, 15 de Septiembre de 2025

Eua e china abrem nova rodada de negociação em madri

BrasilO Globo, Brasil 15 de septiembre de 2025

Representantes dos Estados Unidos e da China iniciaram ontem uma nova rodada de ...

Representantes dos Estados Unidos e da China iniciaram ontem uma nova rodada de negociações em Madri (Espanha) sobre suas relações comerciais, o tarifaço de Donald Trump e o futuro do aplicativo de vídeos TikTok, em meio a exigências de Washington para que seus aliados imponham tarifas a Pequim por comprar petróleo russo.
A delegação americana, liderada pelo secretário do Tesouro, Scott Bessent, e pelo representante de Comércio, Jamieson Greer, e o grupo chinês, chefiado pelo vice-premiê, He Lifeng, e o principal negociador comercial da China, Li Chenggang, se reuniram ontem por seis horas no Palácio de Santa Cruz, que abriga o Ministério das Relações Exteriores da Espanha.
" Começaremos de novo pela manhã (de hoje) " disse Bessent na noite de ontem, quando deixava a reunião.
Além das questões de comércio, economia e segurança nacional, a situação do TikTok, da empresa chinesa ByteDance, estará em destaque. Trump deu um prazo para fechar um acordo que garanta a continuidade das operações do aplicativo nos EUA, com outro controlador " há anos, o governo americano vem acusando Pequim de usar o TikTok para espionagem.
xi com trump
As reuniões de Madri também deverão preparar o terreno para uma possível reunião entre Trump e o presidente chinês, Xi Jinping. No próximo mês, os dois deverão participar da cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), na Coreia do Sul.
" Com seis semanas restantes antes de um possível encontro Trump-Xi durante a cúpula da Apec na Coreia, EUA e China precisam intensificar seu trabalho se quiserem apresentar resultados " disse Wendy Cutler, vice-presidente sênior do Asia Society Policy Institute, antes das conversas em Madri.
Segundo o Ministério do Comércio da China, sua delegação estará na Espanha de 14 a 17 de setembro. A viagem de Bessent faz parte de um roteiro de 12 a 18 de setembro, que inclui Espanha e Reino Unido, onde ele deverá se encontrar com seus homólogos. Trump também deverá visitar o Reino Unido nesta semana.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela