Domingo, 28 de Septiembre de 2025

Compactos impulsionam as vendas em copacabana

BrasilO Globo, Brasil 28 de septiembre de 2025

O mercado imobiliário em Copacabana tem se mostrado especialmente resiliente, com demanda ...

O mercado imobiliário em Copacabana tem se mostrado especialmente resiliente, com demanda consistente impulsionada pela combinação única de localização privilegiada, infraestrutura consolida-da e charme arquitetônico, que mescla prédios históricos e art déco com projetos modernos. O bairro figura entre os mais procurados para compra de imóveis no Rio, ao lado da Barra, do Recreio, de Botafogo e da Tijuca. Para as incorporadoras, a dificuldade de encontrar terrenos disponíveis para erguer novos re-sidenciais ou prédios que possam passar por retrofit acaba criando uma demanda que impulsiona a valorização e atrai investidores.
Copacabana tem se beneficiado ainda do chamado potencial construtivo, contrapartida oferecida pelo município às incorporadoras que lançam residenciais dentro do projeto Reviver Centro " o que cai como uma luva para a construção de estúdios ou double suítes, tipologias preferidas pelos investidores. Segundo a Ademi-RJ, as unidades com menos de 45 metros quadrados responderam por 27,8% das vendas no primeiro trimestre deste ano. Em 2024, os compactos representaram 18,1% no mesmo período.
" Copacabana é um dos bairros mais desejados pelos cariocas, uma espécie de endereço que representa o Brasil no exterior. Quando surge um produto novo no mercado, é sucesso na certa " afirma o diretor-presidente da Piimo, Marcos Saceanu, que acaba de lançar um empreendimento no bairro, na esquina das ruas Santa Clara e Constante Ramos, com estúdios e double suítes. Na primeira semana do lançamento, 90% das 55 unidades foram vendidas.
A Balassiano também tem motivos para festejar. Após uma negociação que durou cinco anos, conseguiu comprar uma área de 900 metros quadrados, com 18 metros de frente, na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, entre as ruas Rainha Elizabeth e Joaquim Nabuco, um quarteirão carinhosamente chamado de Copanema, por estar na fron-teira de Copacabana com Ipanema. O empreendimento vai se chamar Arpx, já que, de fato, está na cara do Arpoador. Um mix de três bairros disputadíssimos na cidade. No total, serão 156 unidades, com plantas variando entre 32 e 72 metros quadrados.
" O bairro é atraente para investidores pela demanda de visitantes do Brasil e do exterior. Como muitos moradores têm se mobilizado para impedir o aluguel de short stay nos prédios, a convenção do Arpx prevê que se trata de um condomínio de unidades para locação, como forma de garantir ao comprador o direito de alugar seu imóvel " diz o gerente de Novos Negócios da Balassiano, Gabriel Pecly. Segundo ele, 70% das unidades foram vendidas em 24 horas.
A RJDI também aposta no sucesso de Copacabana e trabalha em seu segundo lançamento no bairro, ambos da coleção Soul Rio. O primeiro, na Rua Cinco de Julho, está com 70% de suas 81 unidades vendidas. O segundo fica na Rua Barata Ribeiro e deve seguir o caminho do "irmão" mais velho, que teve um terço dos 63 apartamentos de 33 a 73 metros quadrados comercializado no primeiro mês do lançamento.
" Quando se pensa no apelo para o investidor, Copacabana é sempre Copacabana. E muitas pes-soas também querem morar no bairro pela infraestrutura completa, pelo lazer e pelos serviços. Trata-se de um bairro muito querido do mercado imobiliário " afirma o sócio da RJDI, Jomar Monnerat.
E bota querido nisso. A Performance também está lançando seu segundo empreendimento na Princesinha do Mar. Agora, é o Lis, na Rua Santa Clara, com 56 unidades que incluem dois quartos e coberturas duplex e lineares, com diferentes opções de planta de acordo com a coluna.
" Copacabana continua sendo um dos destinos mais desejados do mundo, com alta demanda turística e baixa vacância imobiliária " pontua a diretora Comercial da Performance, Carolina Lindner.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela