Jueves, 02 de Octubre de 2025

Em um ano, a ‘aposta’ filipe luís se torna realidade no fla

BrasilO Globo, Brasil 2 de octubre de 2025

As noites de 2 de outubro adquiriram um ar especial no Maracanã. Em 2024, uma figura que ...

As noites de 2 de outubro adquiriram um ar especial no Maracanã. Em 2024, uma figura que havia atuado naquele gramado por quatro anos e meio pisou na área técnica pela primeira vez para realizar uma meta que parecia tão precoce quanto natural. O Flamengo venceu o Corinthians por 1 a 0 na semifinal da Copa do Brasil, torneio que conquistaria 39 dias depois. Em 2025, o profissional volta ao lugar a que se acostumou e no qual já é tratado como promessa entre os treinadores brasileiros. O rubro-negro recebe o Cruzeiro às 20h30 em um jogo da ponta do Brasileirão, torneio que o clube encabeça e quer conquistar junto da Libertadores. O elo em comum: Filipe Luís.
Anteontem, ele completou um ano como treinador do clube pelo qual jogou entre 2019 e 2023. Desde Jorge Jesus, é o primeiro a alcançar a marca. Considerando o século XXI, sentou-se à mesa de poucas cadeiras, ocupadas pelo português e por Ney Franco, Vanderlei Luxemburgo e Zé Ricardo.
Sim, o lateral-esquerdo que completou 40 anos em agosto já dava toda a pinta de ir para o "outro lado do balcão" por seu perfil cerebral e de liderança, mas não é só isso que explica os 367 dias no cargo. Quando foi escolhido para substituir Tite, suas únicas experiências eram no sub-17 e no sub-20, o que poderia caracterizar um voo cego. Muito pelo contrário, ele sobrevive à base dos estudos constantes e do conhecimento de onde trabalha.
" Ele não se apega a comentários e críticas de rede social. Sabe que isso faz parte e entende que no Flamengo é assim. Conhece muito bem o ambiente e sabe o que as derrotas e as vitórias podem causar, e sempre tenta manter um equilíbrio " comenta o empresário e amigo Guilherme Siqueira, ex-lateral-esquerdo que fez base com ele no Figueirense, atuou ao seu lado no Atlético de Madrid e participou da sua transferência para o Flamengo em 2019.
As principais referências para o treinador Filipe Luís são Diego Simeone e Jorge Jesus. Em campo, ele se aproxima mais do português pelo futebol ofensivo que propõe ao seu time, composto de alguns ex-companheiros, em uma situação que não lhe assustou.
O meia Saúl tem acompanhado os dois últimos meses desta trajetória. O espanhol dividiu os campos com Filipe no Atlético e resolveu se aventurar no futebol brasileiro após ter uma conversa com ele. Os primeiros jogos aqui têm sido suficientes para ele se reencontrar com um bom futebol. Ele diz que a curiosidade do treinador já aparecia há muito tempo.
" Ele sempre tinha seus próprios cortes dos jogadores que iria enfrentar. Queria conhecer todos os detalhes que poderia tirar de uma partida " diz Saúl ao GLOBO. " Ele já estava preparado, sobretudo, para pensar as partidas. Era como um jogador sendo seu próprio treinador ou scouting. Hoje, como treinador, se dá bem como fazia quando era jogador.
Não mais apenas produto rubro-negro, Filipe Luís está na mira do futebol mundial. Na Copa do Mundo de Clubes, agradou pelo estilo de futebol apresentado pelo Flamengo e passou a ser mais apontado pela mídia espanhola como sucessor de Simeone no Atleti. No mês passado, recusou proposta do Fenerbahçe, mas, se a Turquia não lhe apetece, alguma proposta pode chegar em breve para levá-lo ao Velho Continente.
" Ele quer que amanhã falem dele como ele hoje fala do Jesus e do Simeone. Em breve, virão outros treinadores falando: "Olha, me espelhei no Filipe Luís". Na índole, no caráter, nas colocações, nas entrevistas, no comportamento à beira do gramado. Está criando essa identidade, obviamente pegando uma pitada daqui e dali, mas está conseguindo também criar o DNA Filipe Luís " conclui Siqueira.
Números não mentem
O Flamengo já coloca como prioridade a renovação do contrato que se encerra em dezembro. A meta é estendê-lo por mais dois anos. Os números do time sob sua batuta justificam a busca pelo compromisso mais longo: 69 jogos, 46 vitórias, 16 empates, sete derrotas, aproveitamento de 74,3%, 123 gols feitos e 40 sofridos.
" Sempre tentei fazer todo o possível, jogo a jogo, para continuar no Flamengo, conquistando o carinho da diretoria, dos torcedores, dos jogadores, dia a dia, para poder ficar aqui um ano. Estou muito feliz, eu espero ficar muito tempo. Estou em um ambiente maravilhoso de trabalho e quero continuar fazendo história " disse Filipe Luís ao receber a homenagem no Ninho do Urubu pelo aniversário de um ano.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela