Sábado, 11 de Octubre de 2025

Os 50 anos do martírio de vladimir herzog

BrasilO Globo, Brasil 11 de octubre de 2025

Agora, no dia 25 de outubro, faz 50 anos do assassinato de Vladimir Herzog (1937-1975) ...

Agora, no dia 25 de outubro, faz 50 anos do assassinato de Vladimir Herzog (1937-1975) pela Ditadura Militar. O jornalista, que trabalhava na TV Cultura e era professor da USP, compareceu " como lembra Lilia Moritz Schwarcz " voluntariamente à sede do DOI-CODI paulista para prestar esclarecimentos sobre ligações com o PCB, tendo sido barbaramente torturado e morto. O Exército ainda tentou alegar que foi suicídio, uma versão sobejamente desmentida posteriormente.
"O escárnio e a farsa incendiaram o movimento pela restauração da democracia e a luta por direitos", lembra a historiadora, que também é conselheira do Instituto Vladimir Herzog. "Vlado é hoje símbolo de um Brasil que se preza como uma democracia e que ainda luta pelo reconhecimento dos mortos e desaparecidos", completa Lilia.
Vários atos vão lembrar, neste mês, os 50 anos desse martírio. Em São Paulo, com a presença do cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, haverá, no dia 25, um ato inter-religioso na Catedral da Sé " a mesma igreja em que ocorreu a histórica cerimônia de 1975, em homenagem ao jornalista assassinado, que reuniu cerca de 8 mil pessoas e desafiou a Ditadura.
Além disso, haverá a exibição de vídeos, entre eles a leitura de uma carta de Zora Herzog, mãe de Vlado, feita pela atriz Fernanda Montenegro.
No Rio, no dia anterior, 24, a Associação Brasileira de Imprensa, que instituiu 2025 como "Ano Vladimir Herzog", promove um ato para lembrar o colega assassinado e todas as vítimas da repressão.
Democracia é melhor.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela