Jueves, 27 de Noviembre de 2025

Seis anos e muitas histórias depois, torcida do flamengo volta à cidade

BrasilO Globo, Brasil 27 de noviembre de 2025

lima ocupada

lima ocupada
A Calle de las Pizzas é o local mais fácil para se encontrar a presença do Flamengo. O ponto gastronômico do bairro de Miraflores, em Lima, foi adotado pelos rubro-negros mais uma vez para uma final de Libertadores, ecoando os fatos de novembro de 2019 ainda frescos na memória. Que o diga a equipe do bar Galena.
Ao entrar no estabelecimento, é possível se deparar com o escudo do clube no cardápio e uma das atendentes vestindo o uniforme com o nome de Arrascaeta às costas. A final de seis anos atrás reprisada em uma televisão com samba e outros ritmos brasileiros no fundo fecham o pacote perfeito " e proposital " para um torcedor flamenguista.
" Em 2019, nos surpreendeu a quantidade de torcedores do Flamengo e como se apoderaram da nossa casa. Sabíamos que muitos voltariam este ano. Como forma de apoio, todo o meu pessoal vestiu o uniforme " diz o gerente Mario, que preparou o cardápio especialmente para a ocasião.
" Aqui, sempre vêm diferentes esportistas e equipes, mas o Flamengo tem algo especial. Nós acolhemos com atenção, colocamos a música que eles querem. E tem muito carinho de cada um dos peruanos com eles " completa Vanessa, administradora no local, que afirma que os palmeirenses também são bem-vindos, mas que os rubro-negros são favoritos.
Há seis anos, o Flamengo desembarcou na capital peruana com muitas dívidas históricas, a principal delas o jejum de 38 anos quebrado pelos dois de Gabigol na virada por 2 a 1 contra o River Plate. Desta vez, está em jogo a disputa com o grande rival nacional na atualidade pelo posto de primeiro tetracampeão brasileiro da competição.
O principal eco do Flamengo em Lima é a presença do torcedor, colorindo a cidade com as camisas rubro-negras. Ontem, um grupo repetiu uma caminhada também feita há seis anos, rumo ao hotel no qual a delegação desembarcou à noite.
O estádio Monumental segue calmo em meio ao deserto, não só por ser longe do ponto fervente de Lima, mas também por ainda estar recebendo os últimos preparativos.
Fato é que, desde que veio a Lima em 2019, o Flamengo mudou de patamar dentro do futebol sul-americano. A quarta final em sete temporadas é o auge de um período em que o clube entrou em campo pela Libertadores 77 vezes, com 48 vitórias, 16 empates e 13 derrotas, um aproveitamento total de 69,3%.
Camisa 10 e capitão, Arrascaeta faz parte de um seleto grupo que está em busca da terceira taça continental. Ele é quem tem mais jogos disputados (63 dos 77 totais, 59 como titular), minutos em campo (4.809) e assistências (17). Com dez gols, fica atrás de Gabigol (30), Pedro (24) e Bruno Henrique (19) e à frente de Everton Ribeiro (9) na lista dos cinco maiores artilheiros.
frustrações recentes
O Flamengo enfrentou 30 adversários nestas sete edições da Libertadores, oriundos dos dez países que compõem a Conmebol. A Argentina foi o país mais visitado, com sete adversários diferentes e 19 partidas. Em seguida aparece o Equador, com cinco equipes em 16 jogos " Racing e LDU foram os adversários mais frequentes, com seis partidas cada. E cinco clubes brasileiros foram responsáveis por 10 confrontos, completando o top-3 dos principais destinos.
Há também os adversários preferidos: o Barcelona de Guayaquil foi derrotado em todos os quatro encontros.
Contra o paraguaio Olimpia, o Flamengo tem seu terceiro melhor aproveitamento (75%), mas a única derrota foi suficiente para eliminá-lo do torneio de 2023 nas oitavas de final, encerrando de maneira precoce a jornada do então campeão.
A história seguiu um enredo parecido em 2020: vencedor no ano anterior, o Flamengo parou nas oitavas, nos pênaltis, frente ao Racing. No ano seguinte, o vice-campeonato diante do Palmeiras, com gol na prorrogação, aumentou a frustração do torcedor. O último carrasco foi o uruguaio Penãrol, que derrotou o Fla no Maracanã e garantiu o empate em casa para se classificar à semifinal.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela