Viernes, 28 de Noviembre de 2025

Saf é obrigada a notificar associativo antes de vendas

BrasilO Globo, Brasil 28 de noviembre de 2025

Em decisão do desembargador Marcelo Almeida de Moraes Marinho, da 21ª Câmara de Direito ...

Em decisão do desembargador Marcelo Almeida de Moraes Marinho, da 21ª Câmara de Direito Privado, a Justiça do Rio determinou, na tarde de ontem, que a SAF do Botafogo deve comunicar a ala associativa do alvinegro antes de concretizar qualquer venda de ativo, o que inclui jogadores do elenco principal. A decisão é uma vitória parcial, mas importante, em relação ao pleito realizado pelo clube social na figura do presidente João Paulo Magalhães Lins na última terça-feira.
Por outro lado, os outros dois pedidos do associativo, de que a Justiça nomeasse um observador dentro da SAF e de que obrigasse a Eagle Football Holdings a pagar R$ 155 milhões ao clube-empresa, foram negados. Ainda assim, é fato que a obrigação da comunicação da venda de jogadores dá ao associativo uma participação inédita no futebol do alvinegro desde que se tornou SAF.
Sem se manifestar sobre a decisão judicial, a ala social do alvinegro afirmou que "o diálogo com a SAF é permanente e voltado à construção das melhores soluções para os torcedores do Botafogo".
O objetivo da ala associativa do Botafogo e do presidente João Paulo Magalhães Lins é ter acesso maior aos cofres da SAF e às negociações de jogadores. Houve, nos últimos dias, um rumor de que John Textor planejava vender atletas do elenco principal para um clube inglês que estaria negociando para comprar e integrar em sua rede multiclubes. Em nota publicada posteriormente, a SAF negou que existam tais tratativas em andamento.
A decisão da Justiça do Rio de Janeiro chega na pior fase da relação entre John Textor e João Paulo Magalhães Lins. Tanto é que, nos últimos dias, é Thairo Arruda, CEO da SAF, quem tem centralizado as tratativas com o presidente do clube social.
Uma fonte da diretoria da SAF do Botafogo ouvida pelo GLOBO alegou que a medida terá pouco impacto no prosseguimento do planejamento para a próxima temporada. Há o entendimento de que essa regra de notificação acabará assim que o processo for encerrado, e a expectativa é de que isso aconteça logo.
Por outro lado, uma fonte do associativo procurada pela reportagem indicou que há a expectativa de que a ala social do Botafogo e a SAF façam um ajuste de conduta nos acontecimentos do dia a dia.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela