Lunes, 26 de Enero de 2026

Cronologia

BrasilO Globo, Brasil 26 de enero de 2026

versão do governo:

versão do governo:
Depois da morte do enfermeiro Alex Pretti, de 37 anos, por agentes federais anteontem, a secretária do Departamento de Segurança Interna dos EUA, Kristi Noem, fez a seguinte descrição sobre o caso:
"Um indivíduo se aproximou de agentes da Patrulha de Fronteira dos EUA com uma pistola semiautomática 9mm. Os agentes tentaram desarmá-lo, mas o suspeito armado resistiu violentamente. Temendo por sua vida e a de seus companheiros, um agente fez disparos de defesa."
Segundo o governo, se trata de "terrorismo doméstico". Mas imagens de vários vídeos gravados por testemunhas contradizem essa versão. Veja na sequência abaixo.
Celular na mão
Após um agente empurrar uma manifestante, Pretti se coloca entre os dois enquanto segura um celular, e não uma arma, na mão.
Spray de pimenta
O agente joga spray de pimenta contra o rosto de Pretti , que levanta a mão para se defender e se vira para ajudar uma mulher no chão.
vários agentes
Outros agentes se envolvem na cena, agarram Pretti e tentam forçá-lo ao solo, enquanto o enfermeiro tenta escapar rastejando.
pistola
Um agente com um casaco cinza é visto pegando algo na cintura de Pretti e se afasta segurando o que parece ser uma pistola.
À Queima-roupa
Logo depois, é possível ouvir o primeiro disparo à queima-roupa contra Pretti, já desarmado. Ele tinha uma licença para porte de arma.
Dez Disparos
No total, ao menos dez disparos são desferidos em cinco segundos. Ainda não está claro quantos agentes dispararam.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela