Sábado, 01 de Febrero de 2025

Ans prorroga consulta pública sobre plano de saúde

BrasilO Globo, Brasil 1 de febrero de 2025

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decidiu prorrogar a consulta pública sobre o ...

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decidiu prorrogar a consulta pública sobre o pacote de medidas que mudam a política de preços dos planos de saúde. As propostas incluem, entre outros pontos, a criação de regras para aumento dos contratos coletivos e limites de cobrança de coparticipação e franquia.
A consulta pública terminaria no dia 3, prazo que foi ampliado até o dia 9 em reunião ontem da Diretoria Colegiada da ANS. Segundo o órgão, a ideia é garantir "ampla participação social".
A prorrogação ocorreu após recomendação do Ministério Público Federal (MPF), que enviou ofício à ANS pedindo a extensão da consulta pública.
O pacote de mudanças foi proposto em outubro. Depois de passar por uma primeira audiência pública, a pauta foi aberta para receber contribuições de operadoras, consumidores e sociedade civil.
O projeto inclui temas como a mudanças no cálculo de reajuste anual dos contratos coletivos, prevendo que a chamada sinistralidade " a fatia da receita da operadora usada para custear a assistência médica dos usuários " tenha meta mínima de 75%.
A proposta proíbe acúmulo de índices (financeiro e sinistralidade) para cálculo do reajuste dos planos coletivos. Ao contrário dos individuais, contratos coletivos não têm percentual máximo de aumento fixado pela ANS, e a correção é negociada entre operadora e empresa contratante.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela