Lunes, 17 de Noviembre de 2025

Outra cidade democrata é alvo de operações contra imigrantes

BrasilO Globo, Brasil 17 de noviembre de 2025

Agentes federais dos Estados Unidos começaram a se espalhar pelos enclaves de imigrantes ...

Agentes federais dos Estados Unidos começaram a se espalhar pelos enclaves de imigrantes em Charlotte, Carolina do Norte, no sábado, prendendo pessoas e expandindo política de repressão do governo do presidente Donald Trump para outra localidade liderada pelos democratas. Maior cidade do estado, que cresceu e se diversificou rapidamente na última década, Charlotte vinha se preparando durante toda a semana para a chegada da Patrulha de Fronteira, liderada por Gregory Bovino, um alto funcionário do órgão " que esteve à frente de operações semelhantes em Chicago e Los Angeles no início deste ano, e receberam críticas significativas por suas táticas agressivas.
Com a notícia de que as tropas de repressão haviam chegado à cidade, os centros de imigrantes ficaram praticamente vazios. Mais de 50 mil imigrantes se mudaram para o condado de Mecklenburg, onde está a cidade, desde 2020. A população hispânica na região aumentou 22% desde 2020.
gravando com celulares
Os moradores compartilharam vídeos dos homens da Patrulha de Fronteira mascarados chegando a pequenas empresas e lojas em toda a cidade, procurando por pessoas. Embora ainda não tenha ficado claro quantos imigrantes sem documentos foram detidos no sábado, o alcance da operação, apelidada de "Charlotte’s Web" pela agência, parecia estar se espalhando. Muitos moradores gravaram as operações com seus celulares.
A presença da Patrulha de Fronteira em Charlotte, uma cidade relativamente moderada liderada pelos democratas a mais de 1.600 quilômetros da fronteira com o México, confundiu muitos moradores e autoridades locais, que dizem ter sido pegos de surpresa pelos relatos de sua chegada. Em uma declaração conjunta, autoridades locais, incluindo a prefeita Vi Lyles e Mark Jerrell, presidente dos comissários do condado de Mecklenburg, disseram que a operação estava "causando medo e incerteza desnecessários em nossa comunidade, já que operações recentes em outras cidades resultaram na detenção de pessoas sem antecedentes criminais e em protestos violentos como resultado de ações injustificadas".
O governador Josh Stein, do Partido Democrata, disse em uma declaração que os moradores devem permanecer pacíficos em seus protestos.
" A segurança pública é a principal prioridade para todos nós no governo, e isso significa combater o crime, não alimentar o medo ou causar divisão. Todos nós devemos nos concentrar em prender criminosos violentos e traficantes de drogas. Infelizmente, nem sempre é isso que temos visto com os agentes do ICE e da Patrulha de Fronteira em Chicago e em outras partes do país.
Kyle Kirby, presidente do Partido Republicano do condado, afirmou em um comunicado que "em vez de apoiar os esforços federais de aplicação da lei que mantêm nossa comunidade segura", as autoridades democratas "optaram por inflamar o medo e espalhar desinformação".
Tricia McLaughlin, porta-voz do Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS), disse em nota que os agentes estavam perseguindo criminosos para proteger a segurança pública.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela